Perguntas frequentes

Tudo que você precisa saber sobre a Licitanet

1. Cadastro

Para participar de pregões, é necessário cadastrar sua empresa.

PASSO 1 - Para cadastrar uma nova empresa, é muito fácil e rápido, é só você acessar o site da Licitanet.

Clicar em Aderir, preencha o formulário de cadastro, anexe os documentos solicitados, escolha um plano e clique em concluir adesão.

PASSO 2 - Após esta etapa do cadastro, você vai gerar seu boleto.

PASSO 3 - Depois de efetuado o pagamento, envie o comprovante de pagamento para o e-mail do financeiro: financeiro@licitanet.com.br, que o seu acesso será liberado no mesmo dia, por ordem de chegada, se o mesmo for enviado até as 17:30hs. Assim que o acesso for liberado, você será informado por e-mail.

Seu acesso é liberado tão logo chegue a compensação bancária de seu pagamento e após a verificação de seus documentos. Caso haja urgência, envie o comprovante de pagamento para o e-mail do financeiro: financeiro@licitanet.com.br, até as 17:30h que o seu acesso será liberado respeitando a ordem de chegada dos e-mails. Seu e-mail será respondido assim que o acesso for liberado.

Após logar na plataforma, acesse "PERFIL", >>FORNECEDOR>> RENOVAR PLANO, selecione o plano que melhor lhe atender , a data de vencimento e o boleto abrirá na sua tela e também será enviado para seu e-mail cadastrado.

O plano de 1 ano pode ser dividido em até 2 vezes SOMENTE em caso de renovação de sua adesão, mas é necessário que você solicite via e-mail.

Faça uma solicitação para o e-mail financeiro@licitanet.com.br informando seu CNPJ e que deseja dividir o seu plano de 1 ano. Após avaliação, os boletos serão encaminhados para o seu e-mail cadastrado no sistema.

Todas as Notas fiscais são emitidas e encaminhadas APÓS a compensação bancária, verifique em sua caixa de entrada, SPAM e lixo eletrônico.

Caso não tenha recebido, ou apagado de seu e-mail, faça a solicitação para o e-mail financeiro@licitanet.com.br

Para ter acesso aos editais publicados, clique na aba PROCESSOS disponível em nossa Home Page e filtre conforme desejar (modalidades, critério de julgamento, uf, número do processo, objeto,Órgão Comprador, Inicio da disputa, Publicação) e clique em buscar.

Para acompanhar os processos como visitante, clique na aba DISPUTAS disponível em nossa Home Page, filtre as informações (as mesmas citadas na aba processos), clique no ícone martelo (Disputa) e escolha a opção VISITANTE. Na sala de disputa é possível acompanhar os processos em tempo real, acompanhando toda a fase de lances e ter acesso aos relatórios.

É aconselhável utilizar os navegadores Google Chrome, Mozilla Firefox ou Safari, para acessar a plataforma LICITANET.

Não utilizar o Internet Explorer.

Caso não se recorde da senha, clique em "ESQUECEU A SENHA" e redefina a mesma. A nova senha será enviada para o e-mail cadastrado.

Se não tiver acesso ao e-mail cadastrado, entre em contato com o nosso suporte via telefones (34) 2512-6500

Para alterar os dados cadastrais do seu CNPJ, acesse o PERFIL (ícone disposto no canto superior direito) >> FORNECEDOR >> aba fornecedor e altere os dados que desejar. Obs. o sistema não permite a alteração do número do CNPJ.

Para alterar os dados alterar os dados cadastrais do OPERADOR, acesse o PERFIL (ícone disposto no canto superior direito) >> MEUS DADOS e altere os dados que desejar. Obs. o sistema não permite a alteração do número do CNPJ.

Não é possível utilizar o mesmo usuário (OPERADOR) para participar de várias disputas ao mesmo tempo. Para isso, é necessário cadastrar mais operadores.

Clique no menu OPERADORES e acesse em "+CADASTRAR". Preencha todas as informações solicitadas, selecione o tipo de acesso dos colaboradores e em seguida clique em 'salvar'.

Você receberá por e-mail boletins referentes aos processos licitatórios conforme a atividade de sua empresa.

Para configurar suas notificações, acesse seu PERFIL >> FORNECEDOR >> NOTIFICAÇÕES e configure SEU SEGMENTO conforme sua atividade.

Acessar seu PERFIL >> FORNECEDOR >> aba NOTIFICAÇÕES >> “clique aqui para visualizar configurações avançadas” , escolher as opções conforme desejar, “não receber boletim diário”, e/ou “não receber boletim por estado”.

Todos os nossos meios de comunicação estão descritos no rodapé de nossa Home Page.

2. Proposta

Após anexar os documentos habilitatórios no campo Anexar Docs., a proposta inicial no campo Anexar Prop. e preencher os campos "MARCA" MODELO" e "VALOR UNITÁRIO" (de forma manual ou importando a planilha em excel oferecida pelo sistema chamadaBAIXAR PLANILHA MODELO" clicando em Exportar Planilha) você deverá clicar no botão IMPRIMIR para fazer sua conferência. Clique no botão "Imprimir Proposta" para visualizar sua proposta. Após alguns instantes voce irá receber uma notificação no e-mail cadastrado, constando o link de acesso à sua proposta. Vocâ também pode acessar MINHAS PROPOSTAS.

Todas as propostas inicias cadastradas no Portal Licitanet são sigilosas e desta forma não temos acesso às mesmas. É de inteira responsabilidade do próprio fornecedor conferir sua documentação anexada, verificando se estão atendendo ao que foi exigido no edital, bem como imprimir sua proposta para fazer a sua conferência, podendo também acessar o campo MINHAS PROPOSTAS, indicado na resposta anterior.

Para facilitar a vida do fornecedor, a Plataforma Licitanet disponibiliza após encerrada a fase de lances, negociação etc, a proposta final prontinha. Basta acessar o menu RELATÓRIOS no campo próprio (FORA DA SALA DE DISPUTA), localizar seu pregão utilizando o filtro e clicar em P.Final. Posteriormente clique na setinha no campo Fornecedor para localizar a sua empresa e depois em Filtrar. O sistema trará somente os itens que sua empresa foi vencedora. Basta clicar em IMPRIMIR assinar em anexar no sistema após aberto o prazo para proposta atualizada.

Nesse caso, devemos considerar o seguinte:

Conforme o parágrafo 8 do artigo 26, do Decreto 10.024, “Os documentos que compõem a proposta e a habilitação do licitante melhor classificado somente serão disponibilizados para avaliação do(a) pregoeiro(a) e para acesso público após o encerramento do envio de lances.”

Sendo assim, a proposta inicial que é ANEXADA, não há necessidade de omitir a identificação, bem como dos documentos também anexados. A vedação é quanto a identificação na proposta CADASTRADA NO SISTEMA (aquela que é digitada, onde está escrito MARCA, MODELO e VALOR UNITÁRIO), pois ela será visualizada pelo(a) pregoeiro(a) antes de aberta a sessão de Disputa no momento de ANÁLISE DE PROPOSTAS, a fim de verificar a conformidade das propostas "cadastradas", momento em que poderão ser desclassificadas verificado a identificação.

Após a fase de lances, é disponibilizada a todos os licitantes bem como para o(a) pregoeiro(a) todos documentos habilitatórios , juntamente com a proposta inicial que foram anexados.

Portanto, quando o edital se referir a vedação da identificação da proposta, é aquela cadastrada no sistema, os arquivos que são ANEXADOS, tanto documentos habilitatórios quanto proposta inicial, podem estar com a identificação da empresa sem problema algum. Pois estes só serão visualizados após encerrada a fase de lances.

Entrar com usuário e senha cadastrados, e clique em "+CADASTRAR" , informe o nome completo do usuário e seu CPF , e-mail, celular e o tipo de colaborador e em seguida 'salvar'.

Após logar na plataforma, acesse "PERFIL" , >FORNECEDOR , >Tipo enquadramento. Feita as alterações, clique em SALVAR.

"HABILITANET" não é um aplicativo. É um acesso, dentro da sala de disputa, disponibilizado e acionado, no final da disputa, após a fase de lances. É o(a) pregoeiro(a) quem libera o horário e data para anexar documento complementar e ou proposta adequada.

3. Sistema

  • Pregão eletrônico, Dispensa eletrônica, Registro de preço;
  • Critério de julgamento: Menor preço por item, menor preço por lote, maior desconto, menor taxa, maior lance;
  • Autorização de Compras e Serviços/ Ata de Registro de Preço;
  • ETP – Estudo Técnico Preliminar Digital;
  • Cadastro Reserva;
  • Integração com sistemas de gestão: Ágape, Betha, Coplan, E&L, Elotech-lote, Hellp, IPM, Pública, Sooner, Ágili Sistemas, Cecam, Dardani, Elmar Sistemas, Equiplano, HLH Sistemas, Memory, PubliCenter, Assessor Público, Centi, Duralex, Elotech, Fiorilli, Horus, MGF, SH3, entre outros;
  • Boletins;
  • Integração com o + Brasil;
  • Treinamento para compradores;
  • Treinamento para fornecedores;
  • Acesso de visitante na sala de disputa;
  • Suporte ao fornecedor;

Adjudicar é o ato de atribuir, ao vencedor do certame, o objeto da licitação.

A homologação do procedimento licitatório é o instituto de controle da legalidade e mérito (conveniência e oportunidade) de todo o procedimento, de modo que só será homologado se todos os atos anteriores estiverem em perfeita regularidade.

O prazo é 3 dias úteis da data de abertura da sessão pública e deverá ser realizada na plataforma da Licitanet de acordo com o artigo 24 Decreto 10.024/19:

Impugnação:

Art. 24. Qualquer pessoa poderá impugnar os termos do edital do pregão, por meio eletrônico, na forma prevista no edital, até três dias úteis anteriores à data fixada para abertura da sessão pública.

§ 1º A impugnação não possui efeito suspensivo e caberá ao pregoeiro, auxiliado pelos responsáveis pela elaboração do edital e dos anexos, decidir sobre a impugnação no prazo de dois dias úteis, contado do data de recebimento da impugnação.

§ 2º A concessão de efeito suspensivo à impugnação é medida excepcional e deverá ser motivada pelo pregoeiro, nos autos do processo de licitação.

§ 3º Acolhida a impugnação contra o edital, será definida e publicada nova data para realização do certame.

Esclarecimento:

Art. 23. Os pedidos de esclarecimentos referentes ao processo licitatório serão enviados ao pregoeiro, até três dias úteis anteriores à data fixada para abertura da sessão pública, por meio eletrônico, na forma do edital.

§ 1º O pregoeiro responderá aos pedidos de esclarecimentos no prazo de dois dias úteis, contado da data de recebimento do pedido, e poderá requisitar subsídios formais aos responsáveis pela elaboração do edital e dos anexos.

§ 2º As respostas aos pedidos de esclarecimentos serão divulgadas pelo sistema e vincularão os participantes e a administração.

Se o objeto licitado for de até R$80.000,00 a Lei Complementar 123/06 possibilita uma disputa exclusiva para microempresas e EPP.

A Lei Complementar 123/06 também diz respeito a possíveis processos licitatórios nos quais podem concorrer exclusivamente às microempresas e EPP, isso pode ser aplicado se os objetos licitados não ultrapassarem R$ 80.000,00 (oitenta mil reais).

Caso o certame ultrapasse este valor o mesmo objeto poderá ser dividido em uma cota reservada de até 25% (vinte e cinco por cento) exclusiva para ME/EPP e 75% (setenta e cinco por cento) para ampla concorrência (independe do porte da empresa).

O CACHE nada mais é do que um depósito de informações que fica armazenado em uma parte - ou compartimento - de um sistema operacional, seja de smartphones ou de computadores.

Entre os arquivos guardados, estão informações e fragmentos de sites visitados com frequência, por exemplo, fazendo com que o sistema acesse mais rapidamente esses dados.

O CACHE é uma memória temporária. Logo, este banco sempre será abastecido com novos dados, imagens, áudios e outros tipos de arquivos. Deletar o cache significa eliminar as informações existentes e abrir espaço para que novas sejam salvas.

Todo sistema conta com uma partição dedicada ao cache que nunca deixará de existir. Você pode, e deve, limpar periodicamente o cache do seu celular ou do seu computador para economizar armazenamento interno.

Caso esteja com dificuldade de acessar alguma página ou alguma informação, pode ser que esteja precisando limpar o CACHE do seu navegador, neste caso, é recomendado que aperte as teclas CTRL + SHIFT ou + R de uma a três vezes.