LicitaNET

 

Índice

Obs: Carga Horária 20:00 Horas

 

1 – Considerações Sobre a HP-12C 

2 – Introdução à Matemática Financeira                                   

 3 - Juros Simples

 4 – Juros Compostos

 5 – Projetos de Investimentos

 6 – Exercícios

 7 – Tabelas Financeiras

8 – Bibliografia Consultada

    

  APRESENTAÇÃO

             Este curso aborda e apresenta, de forma prática, os principais critérios quantitativos de análise de projetos, como Tempo de Retorno do Capital Investido (Payback), Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e Custo Anual Uniforme. À exceção do primeiro, os demais critérios levam em consideração o valor temporal do dinheiro, motivo pelo qual foram inseridos alguns tópicos da matemática financeira.

  A primeira parte do trabalho contém informações básicas sobre a calculadora financeira HP-12C, cuja utilização é aqui recomendada a fim de simplificar a teoria e conferir maior agilidade às questões práticas, que envolvem a resolução de exercícios. A seguir, são expostos , também de forma bastante prática, os principais conceitos e técnicas da matemática financeira, em torno dos quais se baseiam os métodos de análise de projetos de investimento. Por fim, são expostos os métodos de análise econômica acima citados, cuja compreensão é o objetivo deste trabalho.

 Para aquelas pessoas que não possuem a HP-12C, foram introduzidas as tabelas financeiras, que substituem as fórmulas matemáticas, muitas vezes de difícil memorização.

 Deixo aqui registrados os meus sinceros agradecimentos à Técnica Avaliação e Perícias, pelo apoio prestado na montagem e impressão deste trabalho.  

   Engº Civil : Ary Ferreira de Novaes

  

                                                     BREVE "CURRICULUM VITAE" DO AUTOR

 

             ARY FERREIRA DE NOVAES. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Mato Grosso ( hoje UFMS ). Pós-graduado em Gestão Estratégica Global de Negócios pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação/Universidade Católica Dom Bosco. Possui curso de Elaboração e Análise de Projetos de Desenvolvimento Integrado, ministrado pelo Centro de Treinamento para o Desenvolvimento Econômico (CENDEC). Instrutor de Matemática Financeira em vários cursos do SENAC, como Técnico em Transações Imobiliárias e Matemática Financeira com Utilização da HP-12C. Assessor do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso do Sul de março de 1990 a janeiro de 2000. Atual Instrutor de Matemática Financeira no Curso Técnico Administrativo do SESC/CTA Training.